Certificado Digital

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade digital de uma pessoa ou empresa, ou seja, é uma carteira de identificação formal que comprova a autenticidade dos dados e confere validade jurídica e segurança em transações digitais como assinaturas de documentos e acesso a sistemas governamentais.

Por que fazer um Certificado Digital?

O Certificado Digital facilita diversas tarefas do dia a dia de pessoas físicas e jurídicas, já que vários tipos de serviço podem ser realizados pela internet desde que você tenha o Certificado Digital. Por exemplo, com o Certificado Digital você pode:

Ter acesso facilitado ao site da Receita Federal e permite a realização da declaração do Imposto de Renda de forma pré-preenchida.
Assinar de forma digital (e com validade jurídica) documentos como contratos e procurações.

Economizar tempo e dinheiro, já que com a utilização do Certificado Digital, não é necessário imprimir documentos e nem mesmo, gastar com reconhecimento de firma em cartórios.

O Certificado Digital também facilidade o acesso ao cumprimento a diversas obrigações fiscais e legais, facilitando inclusive nos acessos aos portais do Gov.br, como e-CAC e e-Social

Quais são os modelos de Certificado Digital?

Para cada tipo de Certificado Digital (A1 ou A3), existem modelos específicos como e-CPF e e-CPF Nuvem (focado em pessoas físicas), o e-CNPJ (focado em pessoas jurídicas) e o NF-e (exclusivo para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas).

Qual a diferença de A1 e A3?

Modelo A1: é instalado e armazenado diretamente em um computador e sua validade é sempre de 1 ano. Além disso, um mesmo Certificado Digital pode ser instalado em diversos computadores simultaneamente, permitindo inclusive obter o backup do Certificado, ou seja, se o computador for formatado, o arquivo não é perdido. Outro ponto importante, é que esse modelo de Certificado Digital não depende de dispositivos externos como cartões ou token (semelhante ao pen drive).

Modelo A3: é armazenado em dispositivos específicos como cartões inteligentes e tokens, de forma totalmente segura e que também pode ser emitida no modelo Nuvem, dessa forma, também é possível acessar o Certificado Digital através do celular. Além disso, Certificado Digitais de Modelo A3 podem ter validade de 12, 24 e 36 meses.

Como pessoas que moram no exterior podem emitir um Certificado no Brasil?

Existem diversas situações onde pessoas residentes no exterior, inclusive brasileiros, necessitem de um certificado digital para realizar transações no Brasil. No entanto, há uma dúvida de como a emissão de um certificado pode ser realizada nessas circunstâncias. Uma das opções é a emissão por videoconferência em uma autoridade de registro vinculada à ICP-Brasil. Neste caso, além do CPF, o indivíduo deve possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira. Se não possuir, deve procurar um posto físico para emissão presencial do certificado digital.

“Fonte: Serasa Experian”